A última Roda de Gestantes de 2019 do Rosa dos Ventres aconteceu nessa semana na Escola Construir na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro e teve um tema importantíssimo para toda gestante que deseja ter um parto humanizado e respeitoso: O plano de parto.
O Plano de Parto nada mais é do que os desejos da gestante em relação ao parto e quais as pessoas que ela autoriza estarem presentes, o tipo de iluminação, como deseja que seja o ambiente, se vai ter música ou se precisa ser sem barulho nenhum.
As participantes da roda de novembro receberam um documento com todas as informações necessárias para poder preencher a ficha na hora do trabalho de parto e até mesmo durante o parto e pós parto com informações sobre o bebê.
Entre um dos tópicos discutidos na roda foi também o papel do Fotógrafo de Parto que muitas vezes é mal visto por alguns profissionais da saúde, achando que atrapalha o processo, mas na opinião de Ana Kacurin fotógrafa e doula , o fotógrafo de parto não é para ser invisível mas para ser uma presença que agregue aquele momento, afinal de contas a gestante está sendo fotografada em um momento que está vulnerável mas que você se auto conhece também. É um registro único e que você nunca lembraria de todo o processo se não fosse pelas fotos.
Outro fator importante de ser lembrado é de que seja respeitada a “Hora Dourada”ou seja, quando a mãe vai amamentar o bebê pela primeira vez durante uma hora e também é aquele momento em que a mãe vai se conectar com o seu bebê pela primeira vez. É um momento único também e que merece toda a atenção da equipe médica responsável pelo parto. É importante lembrar que o bebê deve permanecer o máximo de tempo possível no colo da mãe e por isso é muito importante respeitar a hora dourada.
Além disso, é sempre bom a gestante especificar o destino que ela deseja que dê a placenta antes do bebê nascer pois se isso não estiver escrito no plano de parto, ela corre o risco de perder a placenta já que muitos hospitais descartam ela quando a mãe não diz o que quer que seja feito dela, então é muito importante frisar isso também.
A Roda de GestantesRosa dos Ventres é coordenado pela fotógrafa e doula Ana Kacurin e pela doula Paula Maia. A Roda acontece todo final de mês sempre as 18:30 na Escola Construir na Tijuca, Rio de Janeiro.
A próxima Roda acontece agora somente em Janeiro de 2020 por conta das festas de fim de ano.
Confiram as fotos da Roda de Gestantes de Novembro: